realizado nos dias 18 e 19 de novembro na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - pretende debater as preocupações geradas na formação de professores e na experiência de docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental relativas à Matemática. Tem como objetivo proporcionar momentos de encontro e reflexão entre docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Professores da Educação Infantil, Estudantes de Licenciatura (Pedagogia, Matemática); Estudantes de Pós-Graduação e outros profissionais, com a realização conferência plenária, oficinas, palestras temáticas e apresentação de comunicações científicas e relatos de experiências. Tem como objetivo promover o compartilhar de conhecimentos e experiências relacionadas com o ensino e aprendizagem da Matemática nos primeiros anos de escolaridade.
Apresentação
Nos últimos anos temos desenvolvido no GEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, da UFSCar, diferentes atividades de ensino e de pesquisa a respeito da matemática que se ensina nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O desempenho dos alunos dos anos iniciais tem merecido muito debate e gerado algumas iniciativas de formação continuada coordenada por docentes do Departamento de Metodologia de Ensino, através de extensão e ACIEPE na busca de promover novas aprendizagens aos docentes e ampliar aquilo que desenvolvemos na formação inicial com os licenciandos, futuros professores que ensinarão matemática nos anos iniciais. A necessidade de se desenvolver medidas que ajudem a melhorar as condições de ensino e aprendizagem da Matemática e os níveis de sucesso dos alunos tem nos mobilizados em projetos de iniciação a docência, como o PIBID, em desenvolvimento na UFSCar. Alguns resultados dessas atividades resultaram em Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, além de inúmeros trabalhos de comunicação e relatos de experiências apresentados em eventos científicos. Nesse sentido, a organização do I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, na Universidade Federal de São Carlos, destinado à participação de professores da Educação Infantil, professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes dos cursos de Pedagogia (presencial e a distância) e de Matemática da UFSCar, estudantes da Especialização em Educação Infantil da UFSCar, pós-graduandos em Educação do PPGE da UFSCar, pesquisadores da área de Educação e Educação Matemática, tem como objetivo geral proporcionar momentos de trocas de experiências, divulgação de pesquisas realizadas, ampliação das reflexões sobre essa importante temática para a formação de professores e para o aprendizado dos estudantes das escolas da região de São Carlos, de outras cidades do estado de São Paulo e demais estados brasileiros. |
Objetivos
1) Proporcionar momentos de encontro e reflexão a respeito da matemática que se aprende e da matemática que se ensina entre educadores da Educação Infantil, docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes da graduação em Pedagogia presencial e a distância da UFSCar e demais instituições formadoras, estudantes da pós-graduação em Educação e em Educação Matemática, pesquisadores e outros profissionais ligados a esta temática. 2) Promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionadas com o ensino e aprendizagem da Matemática nos primeiros anos de escolaridade. 3) Promover novas aprendizagens metodológicas sobre a matemática que se ensina nos anos iniciais. 4) Promover a divulgação de resultados de pesquisas que focalizam a matemática nos anos iniciais e a formação de professores que ensinam matemática. 5) Contribuir para as pesquisas sobre a matemática no início da escolarização no campo da Educação Matemática e da Educação. 6) Promover reflexões a respeito do desenvolvimento curricular dos cursos formação de professores dos anos iniciais e educação infantil. |
Datas Importantes
Inscrição para participação: 01/09/2011 a 10/11/2011 Inscrição de trabalho: 01/09/2011 a 15/10/2011 Período de avaliação: 16/10/2011 a 30/10/2011 Divulgação dos trabalhos aceitos: 02/11/2011 |
Programação
18/11/2011- Sexta-feira 8:00h Recepção aos participantes, entrega de pasta e café. Anexo ao auditório Bento Prado Junior 8: 30h Sessão de abertura - Local: Auditório Bento Prado Junior Profa. Dra. Emília Freitas Lima (Pró-Reitora de Graduação), Prof. Dr. Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira (Pró-Reitor de Pós-Graduação) Prof. Dr. Sérgio Donizetti Zorzo (Pró-Reitor de Extensão) Profa. Dra. Aline M. M. R. Reali (Secretária Geral de Educação a Distância) Profa. Dra. Maria Iolanda Monteiro (Coordenadora Curso Pedagogia a Distância) Profa. Dra. Cármen Lúcia Brancaglion Passos (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação) 9:00h às 10:30h Conferência de abertura - Local: Auditório Bento Prado Junior Profa. Dra. Lurdes Serrazina, Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal 10:45h às 12:30h Sessão de Relatos de Experiências Serão 4 apresentações por sala - com 15 minutos para cada apresentação e 30 minutos para discussão final – Auditórios 1, 2 e 3 da Biblioteca, auditório Bento Prado Junior e outras salas necessárias nos AT (Área Norte). 14:00h às 15:00h Palestras Temáticas: P1) O estágio na formação matemática dos professores dos anos iniciais na modalidade EaD - Profa. Dra. Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira – UFSCar – Local: Auditório 1 Biblioteca P2) Que matemática é preciso saber para ensinar na Educação Infantil? –Profa. Dra. Regina Tancredi – (Mackenzie; UFSCar) - Local: Auditório 2 da Biblioteca P3) Resolução de Problemas nas aulas de matemática – Prof. Dr. Mauro Carlos Romanatto –(Unesp/Araraquara, Pedagogia a Distância da UFSCar). Local: Auditório 3 Biblioteca P4) A comunicação nas aulas de matemática nos anos iniciais – Profa. Adair Mendes Nacarato - USF – Local: Auditório Bento Prado Junior 15:00h Café - Anexo ao Auditório Bento Prado Junior 15:30h às 18:30h Oficinas (Locais a confirmar) Of1) Jogando e aprendendo matemática na Educação Infantil – Profa. Ms. Priscila Domingues de Azevedo (Pedagogia a Distância da UFSCar) Of2) Calculadoras nos anos iniciais: pode? - Profa. Ms. Maria das Graças dos Santos Abreu (Colégio Dom Barreto-Campinas/ Pedagogia a Distância da UFSCar) Of3) Histórias Infantis nas aulas de Matemática – Profa. Ms. Ana Paula Gestoso de Souza (Pedagogia a Distância da UFSCar); Profa. Ms. Luci Montezuma (SEE-Araraquara/ Pedagogia a Distância da UFSCar) e Profa. Ms. Raquel Duarte de Souza (GEM) Of4) Brincando e aprendendo geometria na Educação Infantil – Profa. Ms. Maiza Lamonato (UFSCar/DME; SME-Ribeirão Preto) Of5) Aprendendo e ensinando geometria com tecnologia informática – Prof. Ms. Reginaldo Fernando Carneiro (Pedagogia a Distância da UFSCar) Sala de informática Of6) Investigações matemáticas nos anos iniciais –Prof. Sandra Alves de Oliveira (UNEB/SME Candiba-Bahia/UFSCar) 19:00h – Atividade Cultural – Girafulô - Auditório Bento Prado Junior19/11/2011 – Sábado 8h00 às 11h00 Oficinas (Locais a confirmar) Of7) Tabelas, gráficos e muito mais na Educação Infantil – Prof. Ms. Antonio Carlos de Souza (Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Braz Cubas) Of8) Operações aritméticas no início da escolarização – Profa. Ms. Monike Cristina Bertucci (Faculdade Sumaré, SME São Caetano do Sul) Of9) Problemas e mais problemas nas aulas de matemática – Profa. Ms. Brenda Mengali – (USF, SESI/Taguatinga-DF, Pedagogia a Distância da UFSCar) Of10) Explorando a Geometria com as crianças dos anos iniciais – Prof. Ms. Luciane de Fátima Bertini (SME-Descalvado/ Pedagogia a Distância da UFSCar) e Profa. Nacir Aparecida Bertini (SME-Descalvado) Of11) Desenvolvendo competência numérica: estimativas e cálculo mental – Profa. Ms. Silvia Caporale (UFLA) Of12) Softwares educacionais para o ensino de matemática dos anos iniciais – Prof. Ms. Jean Piton Gonçalves (UFSCar-DM) 11:00h Café - Local: Anexo Auditório Bento Prado Junior11:30h às 12:30h - Palestras temáticas P5) A relação entre o currículo para crianças e o currículo para a formação do educador – Profa. Dra. Maria Carmen Silveira Barbosa (UFRGS) - Local: Auditório 1 Biblioteca P6) Recursos metodológicos na formação e na atuação dos professores dos anos iniciais – Profa. Dra. Maria Auxiliadora Megid (PUC-Campinas). Local: Auditório 2 Biblioteca P7) Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais - Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos (USP) – Local: Auditório 3 Biblioteca P8) O desenvolvimento do pensamento estatístico e probabilístico na infância - Profa. Dra. Celi Espasandin Lopes (Universidade Cruzeiro do Sul). Auditório Bento Prado Junior 14h às 16:00h Comunicações CientíficasSerão 4 apresentações por sala - com 15 minutos para cada apresentação e 30 minutos para discussão final – Auditórios 1, 2 e 3 da Biblioteca, auditório Bento Prado Junior e outras salas necessárias nos AT (Área Norte). 16:00h às 17:30h - Conferência de encerramento - Local: Auditório Bento Prado Junior – Profa. Dra. Regina Célia Grando (USF). |
Inscrição
As inscrições podem ser feitas preenchendo a ficha de inscrição (anexo fim da página) e enviando para o e-mail: matematicaseriesiniciais@ Valor da inscrição: Alunos de graduação da UFSCar – gratuito Professores da educação básica – gratuito Alunos de graduação de outra IES – R$ 10,00 Alunos da pós-graduação – R$ 15,00 Professores/Pesquisadores – R$ 20,00 O pagamento da inscrição deve ser realizado com depósito bancário: Banco do Brasil Agência: 1888-0 C/C: 1811-2 Favorecido: Carmen L B Passos Matem Após efetuar o pagamento, favor enviar cópia do comprovante no e-mail:matematicaseriesiniciai |
Submissão de trabalhos
Os trabalhos podem ser enviados nas categorias Comunicação Científica e Relato de Experiência e é necessário que pelo menos um dos proponentes esteja inscrito no evento e tenha pago o valor da inscrição (nos casos em que a inscrição deve ser paga). A) Comunicação Científica: apresentação de resultados parciais ou finais de projeto de pesquisa que focalizou a matemática nos anos iniciais e na educação infantil. O texto deve apresentar claramente os seguintes elementos: a questão investigada, a revisão de literatura e/ou quadro teórico que circunstancie o estudo, a metodologia empregada, os resultados e conclusões e as referências. B) Relato de Experiência: Socialização de experiências de sala de aula sobre o ensino de matemática nos anos iniciais e na educação infantil. O texto deve apresentar claramente os seguintes elementos: a introdução, a descrição do caso (contexto, os envolvidos, os materiais, a situação-problema, o desenvolvimento dos fatos), discussão, conclusões e referências. Veja critérios para seleção dos trabalhos em arquivo anexo no fim da página. Para as apresentações tanto das comunicações científicas como dos relatos de experiência, o autor/apresentador terá 15 minutos. O envio das propostas deverá ser feito exclusivamente por pelo e-mail:matematicaseriesiniciais@ O nome do arquivo do texto a ser enviado deve ser identificado da seguinte forma: a) CC_cpfautorprincipal (para Comunicação Científica) b) RE_cpfautorprincipal (para Relato de Experiência) Normas para elaboração do texto O texto deverá ser estruturado em torno de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, excetuando-se as referências e anexos. A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo: O arquivo deve ter formato .doc ou .docx. A formação deve ser em fonte: Times New Roman, tamanho 12; Papel tamanho A4; Margem superior e inferior com 2,5 cm; Margem esquerda e direita com 3 cm; Espaçamento entre linhas: 1,5 cm; Alinhamento: Justificado; Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita); Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado; na segunda linha após o título, devem vir o(s) nome(s) do(s) autor(es), hífen, instituição(ões) e e-mail entre parênteses, com alinhamento à direita. Em seguida, na segunda linha após o nome dos autores, deve vir o resumo, contendo entre 250 e 300 palavras em parágrafo único, espaço simples, apresentando no final, três a cinco palavras-chave. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12. Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir no local de inserção e com indicação de fonte (quando for o caso). Referências: Não utilizar notas de rodapé. As referências bibliográficas devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas e de acordo com as normas vigentes da ABNT. |
Comissão organizadora e científica
Comissão OrganizadoraCármen Lúcia Brancaglion Passos – UFSCar - Presidente Renata Prenstteter Gama - UFSCar Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - UFSCar Maria Iolanda Monteiro – UFSCar Mauro Carlos Romanatto – Unesp/Araraquara, UFSCar Maiza Lamonato - UFSCar e Secretaria Municipal Educação de Ribeirão Preto Luciane de Fátima Bertini- Secretaria Municipal de Descalvado/ Pedagogia a Distância da UFSCar Ana Paula Gestoso de Souza - Secretaria Estadual de Educação/Pedagogia a Distância da UFSCar Reginaldo Fernando Carneiro - Pedagogia a Distância da UFSCar Sandra Alves de Oliviera – UNEB, Secretaria Municipal de Educação de Candiba-BA e UFSCar Priscila Domingues de Azevedo - Pedagogia a Distância da UFSCar Roger Eduardo Silva Santos - Mestrando PPGE-UFSCar Comissão Científica Adair Mendes Nacarato - USF Ademir Donizeti Caldeira – UFSCar Cármen Lúcia Brancaglion Passos - UFSCar Dario Fiorentini – Unicamp Mauro Carlos Romanatto - Unesp Regina Célia Grando – USF Renata Prenstteter Gama - UFSCar Vinício de Macedo Santos - USP |
Nenhum comentário:
Postar um comentário